PUBLICADO EM 12/06/2020

Destacamento Blood

 

Destacamento Blood

Destacamento Blood é o novo filme do cineasta Spike Lee, que chega através da Netflix. Em seu novo trabalho o diretor narra a história de quatro veteranos afro-americanos da Guerra do Vietnã que voltam ao país afim de achar os restos mortais de um companheiro e um tesouro enterrado.

O longa intercala os momentos atuais da reunião do grupo com cenas da guerra, onde os veteranos são representados da forma que estão hoje, a exceção claro de Stormin’ Norman, seu companheiro falecido, interpretado por Chadwick Boseman. A tela passa de widescreen para uma resolução 4:3 mais granulada e ganhando um tom mais amarelado. Nesses momentos também há transmissões de rádio que comunicam aos soldados dos conflitos nos EUA sobre os diretos civis dos afro-americanos, tendo como seu grande expoente Martin Luther King Jr., que também era contra a Guerra do Vietnã.

O diretor toca em feridas deixadas no país e das que os soldados levaram consigo, literalmente e figurativamente. Fala sobre trauma, remorso e a maneira como o próprio país tratava os afro-americanos naquela época e como trata ainda hoje. Um terço dos soldados americanos no Vietnã eram afro-americanos e sempre eram colocados na linha de frente, assim como hoje em dia parecem estar sempre na linha de frente da mira da polícia, como mostra o recente caso de George Floyd, morto recentemente em Minneapolis, devido a brutalidade policial, desencadeando assim diversos protestos.

Além de todo contexto histórico riquíssimo o filme nos entrega personagens muito interessantes e complexos, uns são melhores trabalhados que outros, para fazer a trama andar. O destaque fica com Delroy Lindo interpretando Paul, o mais perturbado pelos traumas da guerra, além da difícil relação com o filho que acaba o seguindo até o Vietnã. Sua interpretação é potente, cheia de raiva e remorso, parecendo que vai perder o controle a qualquer momento.

Em Destacamento Blood, Spike acerta em cheio mais uma vez, não poupando críticas a atual gestão dos EUA, com uma obra pungente e muito relevante nos dias atuais.

Nós estamos no Facebook e você também pode nos achar no Instagram e Twitter, curta as páginas e fique por dentro do UNIVERSO REVERSO.

 

  4.5

 

SOBRE O AUTOR

Vinicius Lunas

Um rapaz simples de gosto requintado (ou não). Curto de tudo um pouco (cinema, tv, games, hq, música), bom em particularmente nada. Formado em Letras pela Universidade de São Paulo, mas desde os 14 anos formando um bom gosto musical.

 

 


RELACIONADOS