PUBLICADO EM 09/05/2023

Mafia Mama: De Repente Criminosa

 

Mafia Mama: De Repente Criminosa

Mafia Mamma, novo filme dirigido por Catherine Hardwicke (Crepúsculo, Aos 13), nos traz uma comédia de máfia com bom potencial, principalmente pela capacidade da protagonista, mas acaba ficando no meio termo entre uma paródia mal feita e algo realmente divertido.

O filme mostra a história de Kristin (Toni Collette), uma mulher comum, cheia de problemas para solucionar e que enxerga uma luz no fim do túnel quando seu avô distante falece e ela precisa ir ao funeral na Itália. Tudo que ela precisava era extravasar em uma viagem gratuita à Europa, com massas, vinhos e homens bonitos – ela só não imaginava que seu avô era comandante da máfia da Calábria e que ela herdaria tudo, inclusive o posto de chefe.

O roteiro tenta criar situações cômicas, inevitáveis pela estranheza de ter uma dona de casa comandando uma máfia italiana, mas raramente consegue entregar o timing e o punch necessários. Existem também vários atalhos narrativos que empobrecem a qualidade do longa.

Toni Collette tem espaço para se divertir, embora o texto não ajude no seu desenvolvimento ou profundidade. A presença de Monica Bellucci é gigantesca, mas sua personagem é muito mal aproveitada.

Existem boas observações sobre o machismo de modo geral e principalmente no mundo corporativo, mas nada que seja novidade ou extremamente aprofundado. Se não ficassem repetindo várias vezes que eles estão na Itália, isto poderia ter facilmente ter passado batido pela pouca utilização de cenários e tomadas externas.

A dupla de seguranças (Francesco Mastroianni e Alfonso Perugini) é simpática e geralmente as piadas envolvendo eles são boas, mas isso parece pouco diante do que que o filme poderia oferecer. No fim, Mafia Mamma não chega a ofender o público, mas também não enche os olhos de ninguém. Boa opção para passar o tempo e tirar um risinho que outro sem muito compromisso.

Nós estamos no Facebook e você também pode nos achar no Instagram, e Twitter, curta as páginas e fique por dentro do UNIVERSO REVERSO.

 

  3

 

SOBRE O AUTOR

Vinicius Lunas

Um rapaz simples de gosto requintado (ou não). Curto de tudo um pouco (cinema, tv, games, hq, música), bom em particularmente nada. Formado em Letras pela Universidade de São Paulo, mas desde os 14 anos formando um bom gosto musical.

 

 


RELACIONADOS