PUBLICADO EM 07/10/2019

Medicina dos Horrores

 

Medicina dos Horrores

MEDICINA DOS HORRORES – Lindsey Fitzharris – Editora Intrínseca 

“Lister foi um médico, cirurgião e pesquisador britânico, pioneiro nas técnicas de antissepsia nas cirurgias, considerado o “pai” da cirurgia moderna”.

Este livro é uma biografia do inteligentíssimo Joseph Lister, homem que revolucionou a história da cirurgia no século XIX e, já adianto, foi um prazer enorme conhecer a história da sua vida de estudos, suas conquistas e descobertas que mudariam o apavorante mundo da cirurgia para sempre. 

A história de Joseph Lister é contada ao leitor de forma bastante detalhada. A retrospectiva é feita acompanhando ano a ano da vida do médico e pode ser considerada bem descritiva. Tal “descrição” pode vir a tornar a leitura um pouco cansativa para aqueles que não possuem o costume de ler livros históricos e biográficos. Realmente é uma leitura um pouco mais densa, mas que vale muito a pena pela enorme carga de conhecimento que ela carrega. A forma com que a autora Lindsey Fitzharris escreve é muito bacana e, embora as biografias sejam leituras difíceis, esse aqui é gostoso de se ler. 

O livro “Medicina dos Horrores” não só fala sobre a história da medicina e da cirurgia em si (embora o enfoque maior seja realmente na vida profissional de Lister e o universo que o envolve), fala também sobre todo o contexto e cenário ao redor do assunto principal. Toda essa descrição abre a mente do leitor para que imagine, com uma clareza absurda, o ambiente que cercava a medicina em 1800. Ou seja, posso afirmar que toda a riqueza de detalhes traz ao livro uma ambientação fantástica, transportando o leitor ao século referido. 

Durante todo o livro vamos nos deparar com vários casos e experiências pela qual passaram os médicos cirurgiões da época. É agonizante pensar que antes da existência de anestésicos as cirurgias eram feitas em segundos pois, quanto mais rápido fosse realizada, menos dor os pacientes sentiam. Era tudo horrendo, sujo e totalmente impensável hoje em dia e, exatamente por isso, essa experiência de leitura foi tão incrível. É maravilhoso conhecer todo esse processo da medicina, descobrir como eram feitas as cirurgias em 1800 e poder comparar com todo o aparato que temos hoje (que é uma das áreas mais evoluídas do nosso mundo atual) é realmente sem igual. Na época de Lister, não raro o processo cirúrgico era considerado pelos médicos um golpe de sorte, como jogar na loteria.

”Força bruta e velocidade, na época, eram consideradas habilidades cruciais para a sobrevivência dos pacientes. Liston era capaz de operar em menos de trinta segundos, e, para manter as duas mãos livres, era comum segurar a faca ensanguentada entre os dentes enquanto trabalhava.

Sua velocidade era tanto uma dádiva quanto uma maldição. Certa vez, ele decepou acidentalmente o testículo de um paciente, junto com a perna que estava amputando. Seu contratempo mais famoso ocorreu numa operação durante a qual ele trabalhou tão depressa que decepou três dedos de seus assistente e, ao trocar de lâmina, cortou o casaco de um espectador. O assistente e o paciente morreram de gangrena”.

Lister começou a operar após a descoberta do anestésico, ou seja, não precisou enfrentar o que chamavam de “A Era da Agonia”, mas estudou e batalhou a vida toda para descobrir o motivo de a taxa de mortalidade ter aumentado consideravelmente após a descoberta dessa dádiva. Toda sua carreira foi em função de resolver esse conflito que parecia não ter fim.

Como todo cientista, Lister passou por inúmeras dificuldades ao decorrer de sua carreira. Muitas pessoas iam contra os seus métodos, chegando a proibir que fossem usados em seus hospitais. Não raro teve que enfrentar a terrível disputa profissional. Entretanto, o sucesso e os benefícios de duas descobertas e aprimoramentos logo ficaram evidentes e foi praticamente impossível negar que de fato funcionavam (e muito bem). 

Em um cenário em que se considerava mais provável que um homem sobrevivesse à guerra do que ao hospital, Joseph Lister, um jovem médico resolveria os conflitos causados pela falta da assepsia e mudaria completamente o rumo da história.

Este é um livro histórico, teórico e extremamente revelador. Se você, assim como eu, é curioso e gosta de entender como tudo na história aconteceu e como chegamos ao que somos hoje, precisa ler esse livro fantástico.

Nós estamos no Facebook e você também pode nos achar no Instagram, e Twitter, curta as páginas e fique por dentro do UNIVERSO REVERSO.

 

  5

 

SOBRE O AUTOR

Marcela Gomes

Olá, meu nome é Marcela Gomes, formada em direito. Apaixonada por livros/filmes/series, dedico meu tempo "livro" devorando histórias para passá-las a diante ao máximo de pessoas que eu conseguir. Uma pseudo-critica literária que ama escrever

 

 


RELACIONADOS