PUBLICADO EM 15/03/2021

Minari – Em Busca da Felicidade

 

Minari – Em Busca da Felicidade

Escrito e dirigido por Lee Isaac Chung, Minari – Em Busca da Felicidade, é um filme que vem gerando muita repercussão tanto por sua qualidade, quanto pela discussão levantada nas premiações: ele é ou não um filme “americano”?

Segundo as regras do Globo de Ouro, Minari apesar de ser uma produção totalmente norte-americana, filmado nos EUA, com diretor americano e do ator protagonista ser naturalizado americano, só pode concorrer na categoria de melhor filme internacional, por ter muitos diálogos em língua não inglesa, o coreano no caso.

O filme se passa nos anos 80, com o imigrante sul-coreano Jacob (Steven Yeun), mudando com sua família da costa oeste dos EUA para a zona rural do Arkansas, decidido a criar uma fazenda em solo inexplorado, arriscando suas finanças, seu casamento e a estabilidade da família. Enquanto isso seu filho, David (Alan S. Kim), de sete anos de idade, se depara com um novo ambiente e um modo de vida diferente, e só começa a se adaptar com a chegada de sua vó (Yuh-Jung Youn).

Perceba, a história gira em torno do american way of life. Jacob quer conseguir ter sucesso e prover sua família através do próprio esforço, assim como os primeiros colonos ingleses que se estabeleceram nos EUA. O solo (americano) em que ele tenta cultivar é difícil, inexplorado, mas ele arrisca, e insiste até conseguir vingar suas verduras e legumes (tipicamente coreanos).

O roteiro segue certos padrões do gênero dramático, mas nunca cai nas armadilhas do clichê. Há momentos de respiro, com o alívio cômico gerado pelas interações entre David e sua vó, Soonja. Ambos são fantásticos, você enxerga uma relação tão verdadeira quanto inusitada, já que a vovó nunca é o que David espera.

Steven Yeun por sua vez entrega a melhor atuação de sua carreira, tendo que conciliar a dureza que o esforço para prosperar exige, com a ternura que sua família precisa em momentos complicados, e como parece impossível conciliar as duas coisas. Claro não podemos esquecer de Yeri Han, como a esposa de David, uma personagem mais pé no chão, que apesar de querer tanto quanto ele que tudo de certo, desaprova várias decisões e o rumo que as coisas podem tomar.

Claro que a questão da imigração está presente e tem peso na narrativa, mas se família fosse substituída por qualquer outra, o cerne da questão ainda estaria ali, o torna Minari não apenas um file genuinamente norte americano, mas também um filme universal.

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SOBRE O AUTOR

Vinicius Lunas

Um rapaz simples de gosto requintado (ou não). Curto de tudo um pouco (cinema, tv, games, hq, música), bom em particularmente nada. Formado em Letras pela Universidade de São Paulo, mas desde os 14 anos formando um bom gosto musical.

 

 


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