PUBLICADO EM 30/11/2022

Noite Infeliz

 

Noite Infeliz

Chegamos na época do ano em que surgem diversas produções natalinas, geralmente voltadas para a família, cheias de humor, fantasia, romance e até mais dramáticas, mas dificilmente vemos algo voltado para ação, com algumas exceções como o recente Entre Armas e Brinquedos (2020) e quem sabe, Duro de Matar (1988), se considerarmos esse um filme natalino (considerem por favor).

Noite Infeliz tem justamente esta abordagem, vindo na onda de sucessos como John WickAnônimoTrem Bala, sendo produzido também por David Leitch, um dos maiores expoentes de filmes de ação no momento.

Na trama, quando uma equipe de mercenários invade um complexo familiar rico na véspera de Natal, fazendo todos de reféns, a equipe não está preparada para um combatente surpresa: Papai Noel (David Harbour) está no local, e irá ajudar a jovem Trudy (Leah Brady) a salvar sua família.

Harbour já mostra desde o sucesso de Stranger Things que tem carisma suficiente para ser protagonista, e por não ser tão velho, encaixa bem no papel de Papai Noel Porradeiro, e é interessante ver perfils inusitados sendo protagonistas desse tipo de filme, assim como em Anônimo, fazendo um contraponto aos filmes de brucutu dos anos 80 e 90.

As cenas de ação são muito bem coreografadas, e causam muito impacto, cheias de sangue e vísceras saltando, sem falar que são bem criativas quando ao uso dos aparatos natalinos disponíveis. O fato do longa ser bastante violento inviabiliza ser assistido com crianças muito pequenas, o que é um pouco contraditório visto que existe um interação da criança com o Papai Noel digna de qualquer bom filme da Sessão da Tarde, então parece que o longa não se decide entre o clima mais pesado e o pueril.

Quando tudo que se espera é ver o Papai Noel baixando a porrada em caras malvados, e você recebe um pouco de background quanto ao seu passado, já estamos no lucro, mas quando esse background é interessante ao ponto de você realmente querer saber mais de sua história, ai temos um grande vitória. É muito fácil ver este Papai Noel voltando com outras histórias tanto do passado quando do presente. Só podemos esperar que das próximas vezes tenham vilões a altura, pois John Leguizamo apesar de bom ator, pouco pode fazer com um personagem tão genérico.

E por mais que seja um filme de ação, ele abraça de fato o espírito natalino, com a jovem Trudy fazendo o cínico e desacreditado Papai Noel voltar a ter gosto pela sua profissão. Noite Infeliz acerta em cheio em não se levar tão a sério e entregar ação de qualidade em uma situação super absurda.

Nós estamos no Facebook e você também pode nos achar no Instagram, e Twitter, curta as páginas e fique por dentro do UNIVERSO REVERSO.

 

  4

 

SOBRE O AUTOR

Vinicius Lunas

Um rapaz simples de gosto requintado (ou não). Curto de tudo um pouco (cinema, tv, games, hq, música), bom em particularmente nada. Formado em Letras pela Universidade de São Paulo, mas desde os 14 anos formando um bom gosto musical.

 

 


RELACIONADOS