PUBLICADO EM 22/04/2024

O Dublê

 

O Dublê

O Dublê, novo filme de ação dirigido por David Leitch (Trem Bala, Atômica) une em um encontro explosivo Ryan Gosling e Emily Blunt, os coadjuvantes de Barbie e Oppenheimer, tornando o fenômeno Barbenheimer real.

Na trama do longa, o dublê Colt Seavers (Gosling) sofre um grave acidente mas volta à ação quando uma estrela de cinema desaparece de repente. À medida que o mistério se aprofunda, Colt se envolve em uma trama sinistra que o leva à beira de uma queda mais perigosa do que qualquer uma de suas acrobacias.

Leitch é ex-dublê, portanto sempre preza muito pela qualidade das cenas de ação em seus projetos, mas aqui ele vai além, colocando como protagonista de seu filme um dublê e usando todo um contexto de produção de um filme para fazer todo tipo de cena de ação, brincando inclusive com uma metalinguagem. Vemos capotagem de carro, atropelamento, perseguição, pulos acrobáticos, pessoas sendo arremessadas por vidraças, pessoas sendo incendiadas, cenas de ação com cachorro, todo tipo de cena já utilizada em algum filme de ação é colocada aqui, seja no contexto da produção do filme dentro do filme ou na investigação conduzida pelo protagonista.

O longa é baseada numa série de tv dos anos 80, e é perceptível que ele tem essa vibe de ação oitentista e noventista, com aquele toque de humor galhofa e regado com uma trilha sonora de hard rock, mas o seu grande trunfo é saber se divertir e não se levar tão a sério. As cenas de ação são ótimas e obviamente são o destaque, mas em nenhum momento eles parecem se levar a sério demais, com uma trama de mistério meio cabeçuda e um romance totalmente clichê mas funcional.

Inclusive o romance entre Colt e Jody, personagem de Blunt, é surpreendentemente bem desenvolvido, levando em conta o contexto de ser um filme de ação/comédia. E claro muito fica na conta do carisma dos dois protagonistas. Existem ótimos atores coadjuvantes como Hannah Waddingham, Winston Duke, Stephanie HsuAaron Taylor-Johnson, mas suas participações são apenas funcionais, para fazer a trama andar, não há muito desenvolvimento.

O Dublê é uma ótima pedida para quem gosta de uma ação de qualidade e ao mesmo tempo despretensiosa, que brinca com os clichês do gênero no cinema e põem os grande heróis anônimos que costumam ficar atrás das câmeras no centro da trama, aproveitando para dar uma ou outra alfinetada em Hollywood e a falta de reconhecimento na categoria.

Nós estamos no Facebook e você também pode nos achar no Instagram, e Twitter, curta as páginas e fique por dentro do UNIVERSO REVERSO.

 

  4

 

SOBRE O AUTOR

Vinicius Lunas

Um rapaz simples de gosto requintado (ou não). Curto de tudo um pouco (cinema, tv, games, hq, música), bom em particularmente nada. Formado em Letras pela Universidade de São Paulo, mas desde os 14 anos formando um bom gosto musical.

 

 


RELACIONADOS