PUBLICADO EM 08/10/2021

Star Wars: Visions

 

Star Wars: Visions

Uma grande influência de George Lucas na criação de Star Wars, veio do cinema japonês, como os filmes de samurai do mestre Akira Kurosawa. Isso é perceptível no estilo de luta com os sabres de luz, a indumentária Jedi e no design do Darth Vader. Logo a ideia de uma antologia de anime tendo como base o vasto universo criado por Lucas é como uma volta completa no ciclo.

Em Star Wars: Visions a Lucasfilm deu carta branca para que grandes estúdios de animação japonesa fizessem o que quisessem, do jeito que quisessem. Isso gera uma grande variedade de estilos, tanto gráficos quanto narrativos. Temos por exemplo o primeiro episódios ‘O Duelo’ em preto e branco, e como contraponto o terceiro episódio ‘Os Gêmeos’, extremante colorido e pirotécnico.

Há também uma variedade de tom, com capítulos mais descontraídos como ‘Balada de Tatooine’ e ‘T0-B1’ ou aqueleS mais tensos como ‘O Ancião’ e ‘AKAKIRI’.

Dito isto, é muito difícil fazer uma análise objetiva de cada um dos nove episódios, porque vários deles tem menos de 20 minutos com propostas bem distintas e simplesmente não tem nenhum episódio realmente ruim. Você pode ter seus preferidos, seja pelo estilo da animação, a ambientação, o carisma dos personagens ou aquela história que mesmo curta consegui te impactar, mas duvido que ache alguma das propostas ruins.

Muitos desses curtas poderiam ser facilmente transformados em séries completas dada a ótima ideia e desenvolvimento apresentados, o que dependendo do ponto de vista pode ser algo negativo já que a ideia geral eram ser histórias fechadas.

É curioso ver que mesmo sem se conectar de jeito nenhum quase todas as histórias tem um ponto em comum: o fascínio pelo sabre de luz. É claro que a maioria das pessoas concorda que a parte de mais legal de Star Wars, principalmente no quesito visual, são os Jedi e suas lutas, mas é muito interessante como vários dos curtas tratam o objeto do sabre de luz em si, com máximo respeito e a representação máxima de seus poderes. Mas mesmo assim não há um apego muito grande quanto sua forma, pois aqui vemos toda a ousadia e alegria dos realizadores ao inventar todo tipo sabre diferente.

Em meio a homenagens a Kurosawa, Hayao Miyazaki e Osamu Tezuka encontramos em Visions uma fonte muito fértil de histórias que exploram muito do potencial do universo de Star Wars com coisas que só o estilo de anime pode proporcionar, fazendo com que a antologia cumpra seu papel em todos os sentidos.

Nós estamos no Facebook e você também pode nos achar no Instagram, e Twitter, curta as páginas e fique por dentro do UNIVERSO REVERSO.

 

  4.5

 

SOBRE O AUTOR

Vinicius Lunas

Um rapaz simples de gosto requintado (ou não). Curto de tudo um pouco (cinema, tv, games, hq, música), bom em particularmente nada. Formado em Letras pela Universidade de São Paulo, mas desde os 14 anos formando um bom gosto musical.

 

 


RELACIONADOS