PUBLICADO EM 08/02/2023

Till – A Busca Por Justiça

 

Till – A Busca Por Justiça

Dirigido e co-escrito por Chinonye Chukwu, Till – A Busca Por Justiça, trata de um caso real que chocou a sociedade em sua época e, infelizmente, ecoa até os dias de hoje.

Baseado em fatos reais, o filme mostra o trágico caso de um garoto negro norte-americano de 14 anos chamado Emmett Till (Jalyn Hall), que foi sequestrado, torturado e linchado após supostamente flertar com uma mulher branca no supermercado enquanto visitava parentes no Mississippi em 1955.

Após o ocorrido, o drama foca em Mamie Till-Mobley (Danielle Deadwyler) mãe do garoto, que procura por justiça, também na repercussão nacional do ocorrido que mobilizou a população negra norte-americana e nos absurdos cometidos pelo sistema judicial e pela comunidade branca do estado do Mississippi para absolver os criminosos.

Algo que não pode ser dito de Till é sobre sua sutileza. O filme pesa a mão sem nenhum pudor nos momentos mais contundentes. Claro, isso é necessário em pontos chave, dada a gravidade da situação e a intenção de realmente chocar a sociedade da brutalidade que ocorria com pessoas negras, mas em certos momentos, principalmente no que diz respeito da atuação de Deadwyler, que passa obviamente pela condução da diretora também, há um exagero.

Tudo se intensifica com a trilha sonora carregada que tenta a todo custo arrancar uma lágrima do público. O caso em si já é revoltante e impactante, mas escolhas criativas deixam o filme extremamente melodramático, de uma forma pouco elegante. Faltam momentos de respiro para deixar as coisas fluírem.

Acaba que Till se torna um filme mais importante pelo seu tema, do que que propriamente competente como obra cinematográfica. Um caso dessa magnitude merecia algo melhor trabalhado, capaz de causar o impacto necessário de forma mais natural.

Nós estamos no Facebook e você também pode nos achar no Instagram e Twitter, curta as páginas e fique por dentro do UNIVERSO REVERSO.

 

  3

 

SOBRE O AUTOR

Vinicius Lunas

Um rapaz simples de gosto requintado (ou não). Curto de tudo um pouco (cinema, tv, games, hq, música), bom em particularmente nada. Formado em Letras pela Universidade de São Paulo, mas desde os 14 anos formando um bom gosto musical.

 

 


RELACIONADOS