Um Milhão de Finais Felizes – Vitor Martins – Globo Alt
Jonas (assim como grande parte do mundo) não sabe muito bem que rumo dar para a própria vida. Sem grana para a faculdade, com pais super conservadores e trabalhando muito em um café styling da avenida paulista, ele deixa a vida o levar e… bom… ela, como sempre, toma rumos inesperados. As vezes rumos bons.. outras vezes “não tão bons assim”, mas sempre com possibilidade para um milhão de finais felizes!
Sabe aquela narrativa em primeira pessoa que faz o leitor se sentir íntimo do personagem? Aquele diálogo mental que mais parece uma conversa entre duas pessoas se conhecendo? Pois então, essa é a narrativa encantadora do querido Vitor Martins. Ele faz possível a relação entre leitor e personagem, transformando seus mundos em um só.
Acredito que o ponto chave (e também o ponto forte) da escrita do Vitor, além da simplicidade, seja o seu modo engraçadíssimo e JOVEM de contar a história. Bem dia a dia, fazendo o leitor se sentir imerso na história e em contato com os personagens, o que é muito gostoso na hora da leitura. Vitor fala de jovem para jovem, mostrando que por mais difíceis que sejam os seus problemas, eles tem solução.
A edição está lindíssima. A capa? Nem se fala. A arte fofa da capa é totalmente relacionada com a história. Assim como a diagramação super confortável para a leitura, com texto centralizado (de excelente tamanho), páginas amarelas e capítulos de duração bem bacana.
Eu nem preciso mencionar a representatividade que esse livro carrega, não é? E por “representatividade” quero dizer no sentido literal da palavra. Não só uma classe ou outra, mas o livro inteiro é representativo e nos mostra que não precisamos caber em nenhuma caixinha que nos é imposta!
Jonas é um personagem incrivelmente real e não é difícil que muitos leitores acabem por se identificar com ele, em diversos aspectos. Os seus medos são palpáveis para a grande maioria das pessoas de sua idade, e em especial, o MEDO de não conseguir suprir as expectativas dos pais, do que a sociedade espera dos jovens e por ai vai.
Uma história que vai conversar muito com o coração, de forma leve e sútil. Personagens que tem muito a ensinar sobre família, amor, respeito, compreensão, representatividade, juventude, e tantas outras coisas importantes de serem discutidas nos dias atuais.
Ah, não posso deixar de mencionar que, além de tudo, Vitor Martins consegue inserir na história, através do sonho do personagem de se tornar escritor, a grande dificuldade que é escrever, as nuances do processo criativo e a problemática que é ser escritor no Brasil.
Eu espero que leiam as obras do autor (em especial essa) e que consigam tirar dele vários ensinamentos e risadas ♥️
Nós estamos no Facebook e você também pode nos achar no Instagram, e Twitter, curta as páginas e fique por dentro do UNIVERSO REVERSO.