PUBLICADO EM 17/04/2018

Obra vencedora do prêmio Jabuti, Castanha do Pará, é censurada em exposição

 

Obra vencedora do prêmio Jabuti, Castanha do Pará, é censurada em exposição

A arte da capa da HQ nacional Castanha do Pará, escrita e desenhada por Gidalti Moura Jr. foi censurada numa exposição que ocorre Parque Shopping Belém, no Pará. A HQ foi a primeira ganhadora do prêmio Jabuti, maior premiação de literatura nacional, na recém inaugurada categoria História em Quadrinhos, ano passado.

Capa da HQ Castanha do Pará

Gidalti foi convidado a participar da exposição justamente por ter sido premiado com sua hq independente, e teve sua obra censurada após um comentário nas  redes sociais de um policial militar se sentir ofendido com a representação da arte. A crítica á obra ganhou repercussão após ser impulsionada por um grupo intitulado “Guerreiros do Pará”.

Gidalti ficou sabendo do ocorrido após sua obra já ter sido censurada, e se manifestou:

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1210933269009988&set=p.1210933269009988&type=3&theater

O Shopping e a Coordenação da Exposição também deram notas de esclarecimento sobre o ocorrido, a segunda afirmando que a os frequentadores se sentiram ofendidos com a “cena de violência” num espaço onde frequentam crianças e que a obra será substituída por outra do mesmo artista:

https://www.facebook.com/ParqueShoppingBelem/posts/1740833952628781

Nós estamos no Facebook e você também pode nos achar no Instagram, curta as páginas e fique por dentro do UNIVERSO REVERSO.

 

 

SOBRE O AUTOR

Vinicius Lunas

Um rapaz simples de gosto requintado (ou não). Curto de tudo um pouco (cinema, tv, games, hq, música), bom em particularmente nada. Formado em Letras pela Universidade de São Paulo, mas desde os 14 anos formando um bom gosto musical.

 

 


RELACIONADOS