PUBLICADO EM 04/11/2021

Vingança & Castigo

 

Vingança & Castigo

O novo faroeste da Natflix, Vingança & Castigo (The Harder They Fall no original), é o primeiro longa-metragem do diretor, roteirista e produtor Jeymes Samuel, e fica bastante claro suas influências no black exploitation e claro em Quentin Tarantino, que também bebe muito dessa fonte.

Na trama, Rufus Buck (Idris Elba) um homem implacável, será solto da cadeia. Ao descobrir a novidade, o fora da lei Nat Love (Jonathan Majors), que tem pendências pessoais com Buck, reúne seu bando em busca de vingança.

Como uma boa história de vingança, a trama é simples, então o diretor ganha o público com seu estilo, sempre buscando enquadramentos arrojados, e usando e abusando de planos detalhes, tanto nas mãos sempre prontas a apertar o gatilho ou no rosto de seus grande elenco, que muitas vezes transmite a tensão apenas com o olhar. E aqui vale um destaque para Elba, que mesmo com seu personagem mais quieto, passa uma imponência inigualável só com o olhar.

O ótima elenco que compõe os dois bandos rivais infelizmente não é tão bem aproveitado, principalmente Regina King e Delroy Lindo, que acabam sendo coadjuvantes de luxo. Zazie Beetz mesmo em determinado momento fazendo as vezes da donzela em perigo tem bom destaque, e LaKeith Stanfield mesmo aparecendo em momentos pontuais acaba sendo o personagem mais interessante, muito por causa de seus diálogos.

A música enriquece muito a experiência, com escolhas que vão do hip-hop, R&B e reggae, mas sem deixar de lado a clássica trilha de faroeste que aparece em momentos decisivos. E a influência de black music não poderia ser diferente uma vez que Jay-Z é um dos produtores do longa.

Samuel constrói ótimas cenas com diálogos afiados, no melhor estilo tarantinesco, mas as vezes acaba pesando a mão, deixando o filme um pouco mais longo que o necessário. Outro ponto negativo é o uso de cgi no sangue que espirra dos tiroteios, que soa bem falso, efeitos práticos teriam dado um impacto totalmente diferente as cenas.

Mesmo com algumas passagens de ação no final ficarem um pouco confusas, Samuel compensa com um ótimo clímax emocional, com atuações excelentes tanto de Elba quanto de Majors. Ao final, Vingança & Castigo entrega um ótimo faroeste para os fãs do gênero, com um frescor muito bem vindo de quem aprendeu com ótimas influências.

Nós estamos no Facebook e você também pode nos achar no Instagram e Twitter, curta as páginas e fique por dentro do UNIVERSO REVERSO.

 

  4

 

SOBRE O AUTOR

Vinicius Lunas

Um rapaz simples de gosto requintado (ou não). Curto de tudo um pouco (cinema, tv, games, hq, música), bom em particularmente nada. Formado em Letras pela Universidade de São Paulo, mas desde os 14 anos formando um bom gosto musical.

 

 


RELACIONADOS