PUBLICADO EM 09/02/2018

Três Anúncios Para Um Crime

 

Três Anúncios Para Um Crime

Três Anúncios Para Um Crime (Three Billboards Outside Ebbing, Missouri) é um filme pungente, visceral, provocativo e cheio de nuances. É essencialmente um drama de uma mãe buscando justiça, mas o texto com diálogos afiados torna a interação entre os personagens por vezes impagáveis. E esse é o trunfo principal do longa, seus personagens.

A trama do filme traz Mildred Hayes (Frances McDormand), uma mãe inconformada com a ineficácia da polícia em encontrar o culpado pelo brutal assassinato de sua filha, então ela decide chamar atenção para o caso não solucionado alugando três outdoors em uma estrada raramente usada. A inesperada atitude repercute em toda a cidade e suas consequências afetam várias pessoas, especialmente a própria Mildred e o Delegado Willoughby (Woody Harrelson), responsável pela investigação. 

O trabalho de Frances McDormand é irretocável. Ela traz a dureza necessária de todas as situações que Mildred passou, o seu senso de justiça a qualquer custo pelo que foi feito com sua filha, que conforme a personagem ganha camadas se mistura com culpa. O fato de seu marido a ter trocado por uma garota de 19 anos é encarado sempre com sarcasmo e desprezo, onde rendem cenas com piadas ácidas que aliviam a tensão do filme, mas também compõem uma máscara de como aquilo a afeta, de alguma forma, por mais que ela odeie admitir. Mais do que não conseguir deixar a dor e a raiva pra trás, uma vez que nada disso trará sua filha de volta, ela não quer deixar nada disso pra trás. O que começa parecendo ser um simples ato de desespero ao chamar atenção para os outdoors, acaba se tornando uma resistência de um ideal, que se torna perigoso quando certos limites são ultrapassados.

Já o Delegado Willoughby consegue fugir de cair num clichê, do cara durão, que vai lutar por sua honra, que vai ser capaz de equilibrar a balança para não levar desaforo pra casa. Ele é ao longo do filme a pessoa mais sensata, disposta a dialogar e tentar resolver tudo da melhor forma, e mesmo assim consegue no final tomar a atitude mais drástica possível.

O terceiro grande destaque é para Sam Rockwell como o policial Jason Dixon. A curva dramática de seu personagem é incrível. Um típico policial burro, preguiçoso, intolerante, violento, que abusa de seu poder, que ainda consegue ser engraçado e no final encontra seu caminho de “redenção”.

O diretor Martin McDonagh está estritamente preocupado em brincar com o desconforto que esses três outdoors podem causar numa cidade pequena, quando se cutuca uma ferida, força as pessoas ao limite de suas emoções. Ele leva sua história e seus personagens para caminhos, talvez não inesperados, mas pouco convencionais, que faz seu filme fugir de qualquer clichê do gênero.

Três Anúncios Para Um Crime estreia dia 15 de fevereiro nos cinemas.

Nós estamos no Facebook e você também pode nos achar no Instagram, curta as páginas e fique por dentro do UNIVERSO REVERSO.

 

  5

 

SOBRE O AUTOR

Vinicius Lunas

Um rapaz simples de gosto requintado (ou não). Curto de tudo um pouco (cinema, tv, games, hq, música), bom em particularmente nada. Formado em Letras pela Universidade de São Paulo, mas desde os 14 anos formando um bom gosto musical.

 

 


RELACIONADOS